TV Imperial adicionou 2 novas fotos.
José Maria da Silva Paranhos, o Visconde do Rio Branco, foi um político, monarquista, diplomata e jornalista brasileiro. Rio Branco nasceu na capital da capitania da Baía de Todos os Santos em uma família rica, porém a maior parte da fortuna foi perdida após a morte de seus pais ainda em sua infância.
Rio Branco estudou na Academia Real dos Guardas Marinhas e se tornou um aspirante de marinha. Mais tarde, foi estudar na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, eventualmente se tornando um instrutor. Tornou-se um político do Partido Liberal em vez de continuar sua carreira militar. Foi eleito deputado provincial do Rio de Janeiro em 1845.
Seu trabalho como jornalista, destacando as ameaças representadas pelos conflitos armados nas repúblicas do rio da Prata, atraiu a atenção de Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês do Paraná, que o convidou para ser seu secretário em uma missão diplomática no Uruguai. Eles foram bem sucedidos na formação de alianças que eventualmente contribuíram para a queda de Juan Manuel de Rosas, ditador argentino que declarou guerra contra o Brasil.
Rio Branco se juntou em 1853 ao Partido Conservador do Paraná, crescendo rapidamente dentro do partido. Foi enviado ao Uruguai em 1864 com o objetivo de conseguir um fim diplomático para a Guerra do Uruguai. Mesmo sendo bem sucedido, acabou repentinamente dispensado do cargo. Foi chamado novamente em 1869 e enviado para o Paraguai, desta vez para negociar o fim da Guerra do Paraguai. Seus esforços foram reconhecidos e Dom Pedro II o fez Visconde.
Rio Branco foi nomeado Presidente do Conselho de Ministros em 1871. Foi o presidente que mais tempo ocupou o cargo, com seu gabinete sendo o segundo de maior duração na história brasileira. Seu governo ficou marcado por uma época de prosperidade econômica. A mais importante de suas iniciativas foi a Lei do Ventre Livre, que alforriava crianças nascidas de mulheres escravas. Rio Branco liderou o governo que aprovou a lei e sua promulgação aumentou sua popularidade.
Entretanto, seu governo foi pego em uma crise com a Igreja Católica que resultou na expulsão de maçons das irmandades. Rio Branco renunciou junto com seu gabinete em 1875 após quatro anos. Sua saúde começou a deteriorar rapidamente depois de uma viagem pela Europa, sendo diagnosticado com câncer de boca. Rio Branco morreu em 1880 e entrou para a história como um dos maiores estadistas do Brasil.
VÍDEO NOVO NO CANAL, NA TV Imperial!!!
A AMIZADE DE DOM PEDRO II E LOUIS PASTEUR https://goo.gl/hbk62a
Comentários