DEMOCRACIA (MONARQUIA OU REPUBLICA )
O que é Democracia:
De Fernando Santiago Vaz – advogado.
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste regime político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
Democracia é um regime de governo que pode existir também, na forma republicana, ou na forma monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.
Isto posto, o que acontece no Brasil, é democracia?
Pois bem, vejamos, carga tributária como a nossa que leva 45% dos produtos industrializados, é democracia?
Aumento de energia, de combustível, gás de cozinha periodicamente, é democracia?
Falta de saúde, hospitais, médicos que ganham salários irrisórios, é democracia?
Falta de escola fundamental e secundária, é democracia?
Falta de investimentos na saúde e na educação é democracia?
Transporte coletivo inexistente ou precário e caro, é democracia?
Professores que não são reconhecidos e ganham salário mínimo, é democracia?
Policia despreparada corrompida e com salários miseráveis, é democracia?
Forças armadas sucateadas e, sendo usadas para sanar o que a policia não consegue resolver, é democracia?
Políticos que ganham fortunas em dinheiro, em seu serviço eletivo público, com privilégios, vantagens, mordomias e aposentadorias que nenhum trabalhador consegue, é democracia?
Um congresso com excesso de políticos bandidos, corruptos com poder acima das funções e com prerrogativa de foro para fugir dos crimes que cometem, é democracia?
Judiciário elitista, corrupto, com funcionamento técnico precário que beneficia os abastados, é democracia?
Judiciário que tem uma justiça para pessoas de classe privilegiadas com quatro graus de jurisdição é democracia?
Judiciário que para os mais necessitados tem um juizado chamado especial que não funciona e, são resolvidas as pendências judiciais por leigos, é democracia?
Magistrado de tribunal superior que postula e faz discurso na imprensa defendendo marginais da política, é democracia?
Excesso de Políticos processados, condenados e presos, é democracia?
Órgão de classe que se associam as mazelas políticas para vantagens é democracia?
Voto obrigatório para qualquer tipo de eleição e urna eletrônica sem comprovação do voto é, democracia?
Legislações populistas para manipular a população e angariar voto é democracia?
Empresários que se associam a políticos manipulam a economia praticam crimes e não são punidos é democracia?
Condenados com poder aquisitivo alto ou por serem pessoas ligadas ao poder que cometem crime e são condenadas a penas irrisórias com excesso de recursos nos seus processos que ficam presos em domicilio é democracia?
Condenados por crimes que afetam toda a sociedade e recebem uma tornozeleira eletrônica, é democracia?
Deputados que criam leis em benefícios próprios, que fazem uma reforma política para melhorar as condições e privilégios dos seus mandatos e, que facilitará suas roubalheiras, é democracia?
Presidente da Republica que usa o erário público para pagar políticos a fim de se beneficiar em processo penal, é democracia?
Presidente da Republica que cria decreto escuso sem consulta popular para lotear as riquezas do país e, democracia?
Templos religiosos que se denominam falar em nome de deus ou de Jesus que não contribuem com qualquer imposto, com isenção de qualquer tributo que arrecadam dos miseráveis e dos incautos tudo o que podem e fundam partidos políticos em benefícios próprios, é democracia?
Força policial com caráter de milícia oficial, criada por decreto presidencial, não disposta na constituição federal para cobrir incompetência de governos estaduais ou quem sabe para ser usada em benefício de partido político em futuro projeto de perpetuação do poder, é democracia?
E por ai vai nossa democracia, faço todo este questionamento para uma reflexão de que vivemos em uma DITADURA DE PARTIDOS POLITICOS, em uma DEMAGOGIA, e com uma constituição extremante liberal com excessos de direitos que não geram quaisquer deveres.
Pergunto a todos, esta forma de governo republicano, este sistema presidencialista, revendo toda nossa história, deu certo? Até quando vamos insistir com tudo isso, devemos acordar para nossa realidade e dar um basta nesta forma de governo republicano que não nos representa, se pararmos um pouco para pensar vivemos em um regime absolutista das elites marginais de Brasília, que no congresso nacional exploram todos nós e obrigam a todos a engolir esta malfadada democracia que na realidade é um DEMAGOGIA.
Fernando Santiago Vaz – advogado.
Comentários