FALECE O DUQUE LUDWIG DE WÜRTTEMBERG



Faleceu no dia 6 de corrente, em Weingarten, na Alemanha, após longa enfermidade, aos 88 anos de idade, Sua Alteza Real o Duque Ludwig Albrecht Maria Philipp Peter Ferdinand Karl Gottfried Georg Alfons de Württemberg, segundo filho do Duque Philipp Albrecht, Chefe da Casa Real de Württemberg de 1939 a 1975, e irmão do atual Chefe da mesma Casa, o Duque Carl.

Nascido a 23 de outubro de 1930, em Stuttgart, também na Alemanha, o Duque Ludwig foi o segundo filho do segundo casamento de seu pai, que, viúvo após a morte precoce de sua primeira esposa, a Arquiduquesa Helena da Áustria-Toscana, desposou a cunhada, a Arquiduquesa Rosa da Áustria-Toscana. Eram ambas filhas do Arquiduque Peter Ferdinand da Áustria, Grão-Duque da Toscana de 1921 a 1948, e da Princesa Dona Maria Cristina de Bourbon-Sicílias, esta filha do Príncipe Dom Alfonso de Bourbon-Sicílias, Conde de Caserta e Chefe da Casa Real das Duas Sicílias de 1894 a 1934.

Em 29 de junho de 1959, o Duque Ludwig, então intitulado Duque Hereditário de Württemberg, renunciou solenemente, por si e toda a sua eventual descendência, aos direitos dinásticos que lhe cabiam, antes de contrair matrimônio desigual com a Baronesa Adelheid de Bodman, com quem se casou a 16 de fevereiro de 1960. Seus direitos foram transferidos para seu irmão mais moço, o Duque Carl, que sucedeu como Chefe da Casa Real de Württemberg em 1975, e é casado com a Princesa Diane de Orleans.

O falecido, que trabalhou por muitos anos como designer de interiores, deixa quatro filhos, e também outros quatro de seus irmãos além do atual Duque de Württemberg, a saber, a Duquesa Maria Christina (Princesa Georg Hartmann de Liechtenstein), a Duquesa Helene (Marquesa Frederico Pallavicini), a Duquesa Elisabeth (Princesa Dom Antonio de Bourbon-Sicílias) e a Duquesa Marie Therese (Duquesa de Montpensier, mãe do Príncipe Jean de Orleans, Conde de Paris e Chefe da Casa Real da França). Sua irmã mais nova, a Duquesa Maria Antonia de Württemberg, que se conservou solteira, faleceu em 2004.

O Duque Ludwig era primo-segundo do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, sendo ambos bisnetos do Conde de Caserta, avô do pai e antecessor dinástico do herdeiro do Trono Brasileiro, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 a 1981. Informado do falecimento de seu primo, o atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, após rezar pelo eterno repouso de sua alma, externou, em comunicado ao Chefe da Casa Real de Württemberg, suas condolências.

A todos carecemos orações pelo eterno repouso deste filho dos nossos maiores.

"Requiem aeternam dona ei Domine, et lux perpétua luceat ei."






Comentários