A "Quase" Proclamação da República Brasileira nos anos de 1831 e 1832
A "Quase" Proclamação da República Brasileira nos anos de 1831 e 1832
Miguel de Frias e Vasconcelos (1805-1859) foi um militar brasileiro mais conhecido por haver recebido do Imperador Dom Pedro I sua abdicação, em 1831.
Frias, era redator do jornal republicano "A Voz da Liberdade" e já conspirava com outros militares republicanos para liderar uma revolução na capital do Império após a abdicação de Pedro I.
O ambiente nas ruas na Corte permaneceu tenso e agitado após a Abdicação. A composição do novo governo regencial e as expectativas criadas em torno das reformas constitucionais atiçaram ainda mais a chama do republicanismo exaltado.
Entre Julho e Setembro de 1831, militares e civis reunidos inicialmente na praça da Constituição (atual Tiradentes), instigados pelos Republicanos exaltados bradavam: "agora quem dita a Lei é Povo e Tropa com as armas na mão" e "vivas à A. Constituinte, à República, morras aos chumbos, ao ministro da Justiça" e soltando gritos "de - abaixo a Regência, fora os Deputados"
Na noite do dia 25 de setembro de 1831, Miguel de Frias e Vasconcellos foi intitulando de "General e Presidente da Nova República". Reforçados por várias adesões, chegaram em grupo de 50 a 60 pessoas à frente dos quartéis do campo de Santana, onde exortaram os soldados a segui-los para um Golpe Militar. Os soldados porém, foram contidos pelos oficiais, e o bando foi embora. O mesmo não aconteceria porém, 58 anos depois.
Os Republicanos porém não iriam desistir tão fácilmente. Em Abril de 1832, grande grupo de Marinheiros e Soldados, liderados outra vez pelo major Miguel de Frias e Vasconcellos, reuniram mais de uma centena de manifestantes, pretendendo que se "depusesse o Governo atual, estabelecesse um Governo Republicano, e convocasse uma Assembleia Constituinte" Mais uma vez, a revolta foi facilmente debelada pela tropa policial do
então jovem Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, na época com 29 anos de idade.
então jovem Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, na época com 29 anos de idade.
O quase primeiro presidente do Brasil, Miguel de Frias foi capturado e enviado para os calabouços de Villegagnon, sendo anistiado logo depois. Fonte: O bom exemplo de Washington: o republicanismo no Rio de Janeiro (c.1830 a 1835). Marcelo Basile
Comentários